Dia do Folclore - Atividade para 3º ou 4º ano - Hora de Colorir - Atividades escolares

Dia do Folclore - Atividade para 3º ou 4º ano




         O folclore brasileiro é muito rico e possui diferentes manifestações: lendas, cantigas, parlendas, adivinhas, brinquedos e brincadeiras, provérbios e ditos populares, artesanato, danças, frases de pára-choque de caminhão, trava-línguas, comidas e remédios caseiros, crendices, superstições, literatura, poesias e outros.
         "Cultura Popular são as manifestações dos costumes, crenças e atividades artísticas produzidas pelo povo, livres de imposições e passadas de geração em geração."
         A palavra folclore significa sabedoria popular.
         Cada país, cada povo, cada região tem seu folclore, seus costumes.
         Cada povo adapta o seu modo de vestir, sua alimentação, ao clima de sua região, aos costumes de seu grupo.
         As histórias, lendas, danças, artes e a maneira de viver de um determinado local é o que chamamos de cultura popular, folclore.
         Oficialmente, o dia do folclore é comemorado em 22 de agosto, por decreto presidencial, promulgado no dia 17 de agosto de 1965.

Veja abaixo algumas lendas:



IARA

     Iara, a mãe d’água, versão brasileira da lenda das sereias.
     moça bela vive no rio amazonas e, nas noites de lua cheia, fica sentada numa pedra, penteando seus longos cabelos, para atrair os jovens com quem deseja casar.
     dizem que tem uma voz tão boa, bonita e tocante, que o homem que a ouve morre de paixão por ela.

Lobisomem

     Segundo a crença popular, o lobisomem é o último dos sete filhos do casal. Para evitar a sina, é preciso que o irmão mais velho batize o mais moço.
     dizem que, aos treze anos, numa quinta-feira à noite, ele sai e vai até uma encruzilhada, onde começa seu tormento.
     ele aparece na forma de um cachorro grande ou lobo, que ataca pessoas e animais em noite de lua cheia. Seus dentes são enormes, há pêlos por todo o corpo, incluindo o rosto, seus olhos são vermelhos e as unhas compridas.


VITÓRIA-RÉGIA
     Conta a lenda que houve um tempo em que as índias acreditavam que a lua podia transformá-las em estrelas, se fossem guiadas por sua luz.
     Não foi diferente com uma jovem índia muito bonita que desejava ser transformada em estrela para poder pegar a lua.
     Numa bela noite a jovem índia admirava a lua espelhada no rio quando ouviu seu nome sendo chamado magicamente do fundo das águas.
     a moça, acreditando poder pegá-la, estendeu seus braços e se atirou na água. Nunca mais ela retornou.
     a lua resolveu então transformá-la em uma estrela, por seu esforço; mas não uma estrela do céu e sim uma da água, que recebeu o nome de vitória-régia.




  

Nenhum comentário