Dinâmicas para o 1º dia de aula! - Hora de Colorir - Atividades escolares

Dinâmicas para o 1º dia de aula!

Dinâmicas


Tudo sobre mim!


Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num circulo, o movimento de cadeiras e ajuste do circulo iniciará o entrosamento dos participantes.
Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:
a. O que eu mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Qual profissão desejo exercer:
Procedimento
Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.
Os alunos e participantes terão 15 minutos para responder.
Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Dicas
Promover um ambiente agradavel e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar se o participante tem um bom auto-conhecimento, como reage as respostas de seus colegas.

Quem é meu professor?

Objetivos:  Apresentar-se para os alunos e conhece-los também, levando-os a interagir com o grupo.
Material: Papel e caneta
Procedimento:
Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor.
Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. 
Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo.
Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem.
Cada grupo fará suas perguntas e você deverá respondê-las. 
Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção.
Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário.
Obs: Essa dinâmica é para quando os alunos se conhece e somente o professor é novato.
Como o professor não conhece os alunos ele pode entrevistá-los também.
Tempo de duração: 20 a 30 minutos
Faixa etária: a partir de 8 anos

Eu sou... e você, quem é?

Objetivos: Conhecer o grupo e promover a interação e a socialização de todos.
Material: nenhum
Procedimento:
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas.
Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.
O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: “Eu sou Luis, e você, quem é?” “Eu sou Aline, e você, quem é?” “Eu sou Luana, e você quem é?”
A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar.
Tempo de duração: 10 a 15 minutos
Faixa etária: todas as idades

Nenhum comentário