A história do dia das Bruxas - Halloween - Hora de Colorir - Atividades escolares

A história do dia das Bruxas - Halloween



FESTA DO HALLOWEEN

Desde o início de outubro as casas americanas apresentam um visual extra para a comemoração daquela, que se não é a maior festa do país, é com certeza, a mais divertida. As casas se vestem da cor laranja; bruxas, esqueletos, fantasmas e teias de aranha surgem sobre as portas, janelas e paredes. Abóboras enormes são colocadas em frente às casas, algumas delas esculpidas com deliciosas imagens de caras e desenhos aterrorizantes.

Esta festa, a qual poderíamos traduzir como a festa das bruxas, teve o seu início muitos séculos atrás na Irlanda. Halloween (Allhalows Eve) ou "All Hallows Day" no seu antigo sentido religioso significa a véspera da festa de Todos os Santos no dia primeiro de novembro. Mas a comemoração da data começou muitos anos antes da Era Cristã. Os celtas irlandeses festejavam nesta data a reunião das almas de todos que haviam morrido e que voltavam para comemorar o ano novo dos Druidas - antigos sacerdotes - e para agradecer ao deus sol pela colheita do ano anterior. As mulheres mais velhas, as sábias, adivinhavam o futuro e davam conselhos. Elas tinham como companheiro inseparável o gato preto conhecido como mascote das feiticeiras e bruxas.

Hoje em dia o Halloween nada mais é do que uma data pra se divertir. As crianças saem às ruas fantasiadas, batendo de porta em porta e pedindo "tricks or treats", travessuras ou gostosuras. São toneladas de balas e bombons distribuídos a todos que se propõem a esta brincadeira divertida.

O símbolo que melhor representa o Halloween é, sem dúvida, a grande abóbora cor de laranja esculpida e com uma vela dentro, que se chama "Jack-o-Lantern". Segundo o folclore, esse homem chamado Jack passou a vida inteira fazendo brincadeiras com o demônio que fez um pacto para que ele o deixasse livre mesmo depois da morte. Condenado à eternidade, Jack recebeu do satanás uma vela para iluminar seus caminhos e vive até hoje assombrando gente por aí. Outro símbolo desta festa é a bruxa. E como toda bruxa gosta de fazer misturas no seu caldeirão, essa comemoração nos remete diretamente à cozinha, paraíso das alquimias, misturas mágicas e transformações surpreendentes.
          A Pumpkin Pie (Torta de abóbora) é a rainha da festa. Uma deliciosa crosta de torta recheada com um creme de abóbora temperado com especiarias (cravo, canela e noz-moscada). Uma delícia irresistível nesses dias.

          A abóbora também serve de base para pães, bolos, sopas e biscoitos (modelados nos formatos de morcegos, gatos, bruxas e fantasminhas).
        
Para o ilustrar o cardápio da festa, as iguarias recebem nomes apropriados a filmes de terror, como o Ponche de Sangue (feito com morango, goiaba ou outra fruta vermelha), Coxinhas de Rã, Salada de  Cérebro, Dedos Mortos (biscoitinhos de manteiga e açúcar) e muitas outras invenções fruto da imaginação desse povo que se diverte no Halloween numa espécie de carnaval das Américas, com festas em toda parte, música, fantasias e imaginação solta.






















A HISTÓRIA DO DIA DAS BRUXAS


A História

A palavra Halloween tem origem na Igreja Católica. É uma contração de All Hallows Eve, que seria a véspera do Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1 de novembro.

         Uma das lendas sobre essa festa tem origem celta e fala que os espíritos de todos que morreram naquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte.

         Claro que os vivos não queriam ser possuídos, então na noite do dia 31 de outubro, eles apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias de monstros e saíam às ruas numa parada ruidosa, para assustar os espíritos. O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava.

Abóboras enfeitadas (Jack O' Lantern)

        O costume de usar abóboras como enfeites de Dia das Bruxas provavelmente teve início com o folclore irlandês. Diz a lenda que Jack, um conhecido brincalhão, enganou o Diabo e fez com que ele subisse numa árvore. Jack então desenhou uma cruz no tronco da árvore, deixando o Diabo preso no alto dela. O rapaz fez um trato com o diabo dizendo que, se ele nunca mais tentasse levá-lo embora, deixaria que ele descesse da árvore.

        Ainda de acordo com a lenda, após sua morte, Jack foi proibido de entrar no céu por conta de suas brincadeiras, e também foi recusado no inferno por ter enganado o diabo, que, muito bondoso, deu-lhe uma pedaço de carvão aceso para iluminar seu caminho pela escuridão. O carvão estava dentro de um nabo oco, para que sua chama durasse mais tempo, fazendo com que ele ficasse conhecido como Jack O' Lantern (Jack da Lanterna). Os irlandeses usavam nabos para fazer suas decorações, mas quando imigraram para os EUA descobriram que as abóboras eram muito mais abundantes, e passaram a utilizá-las.
DOCES OU TRAVESSURAS
(TRICK-OR-TREAT)

A brincadeira de "doces ou travessuras" não teve início na Irlanda, mas num costume europeu do século 9, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todos os Santos, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que era feitos de pequenos quadrados de pão com groselhas. Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudava-na a ir para o céu.

BRUXAS

          As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa cujo anfitrião era o próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.

           Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!

          A crença em bruxas chegou aos EUA com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.

           O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.

HALLOWEEN

HALLOWEEN, ou Dia das Bruxas, é comemorado na noite de 31 de outubro. A tradição surgiu há dois mil anos quando povos celtas festejavam o fim do verão, o início do Ano-novo e as fartas colheitas.

No  mundo  moderno,  o  Halloween,  uma  espécie  de  carnaval   das Américas, com   festas  em  toda  parte,  música,  fantasias  e  imaginação  solta, começou  a   ser  festejado no  século XIX, quando  irlandeses implantaram a festa nos Estados Unidos.
A data virou  uma  tradicional  festa  infantil na qual crianças se fantasiam e pedem  doces  de casa em casa, dizendo : "Trick-or-Treat"  (travessuras ou gostosuras).

A  animação  é   tanta   que   o   dia 31 de outubro se tornou um grande feriado nos Estados Unidos, quando o comércio registra um alto volume nas vendas, superior somente ao da época de Natal.
HALLOWEEN

O Halloween, festa típica dos Estados Unidos e Canadá que começa chegar ao Brasil, é comemorado no dia 31 de outubro.

Comemoração Inventada pelos celtas – povo que viveu nas Ilhas Britânicas cinco séculos antes de Cristo nascer –, o Halloween marca o fim oficial do verão o início do ano novo; o final da terceira e última colheita do ano; o início do armazenamento de provisões para o inverno; o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a  renovação de suas leis.

O Halloween é conhecido também como o Dia das Bruxas. Brincadeiras à parte, o mito das   bruxas como mulheres más voando em suas vassouras e fazendo feitiços malévolos, acabou. Em outras culturas, porém, são vistas como mulheres sábias, que conhecem remédios e fazem curas, são respeitadas, procuradas pelas pessoas e, em muitos lugares, representam a fonte da sabedoria, a memória da comunidade e quase sempre, o único médico.   

A frase é famosa: Trick or treat. Numa tradução livre, seria algo como "Travessuras ou gostosuras". Os vizinhos, sempre preparados para a ocasião, já colocam as gostosuras na sacolinha. Afinal, a ameaça está no ar: quem não der um treat – de preferência, doces –, corre o risco de receber um trick.

Nos países que tradicionalmente comemoram a data – entre eles, Estados Unidos e Canadá –, as famílias e o comércio entram no espírito da brincadeira de tal forma que decoram casas, lojas e escritórios por dentro e por fora, com cores e temas da ocasião.

Mas engana-se quem pensa que a data é só para a criançada. Para os adultos, além da contribuição com os doces, há festas, bailes e reuniões. De preferência, à fantasia.

A CHEGADA DA FESTA NOS ESTADOS UNIDOS


Hoje, o Dia das Bruxas é mais comemorado nos Estados Unidos. As ruas são decoradas com abóboras e as vendas só perdem para o Natal. O Halloween foi levado para a América do Norte pelos imigrantes irlandeses em meados de 1840. No início, os tricks eram violentos: jovens e meninos saíam pelas fazendas quebrando janelas, cercas e até derrubando os barracões. Os prejuízos dos proprietários eram enormes. Com o tempo, a data passou a ser festejada de modo mais saudável, com brincadeiras infantis, festas e reuniões entre amigos.


CARAS ESCULPIDAS NA ABÓBORA


Um dos maiores símbolos do Halloween são aquelas assustadoras caras esculpidas em abóboras e iluminadas por dentro com uma vela, conhecidas pelo nome de Jack O'Lantern. Como o restante da festa, elas também são de origem celta.

Nenhum comentário