Sistema Solar - Ciências - 5º Ano - Hora de Colorir - Atividades escolares

Sistema Solar - Ciências - 5º Ano

O Sistema Solar




O Sistema Solar é um conjunto de planetas, cometas, planetas-anões, asteroides e outros corpos celestes que orbitam em torno do Sol, que é uma estrela. Além da Terra, os outros sete planetas que fazem parte desse sistema são: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.





Os nomes e a ordem dos planetas que formam o Sistema Solar.


Os 4 planetas mais próximos do sol são formados por rochas e, por isso, são chamados de planetas rochosos. Por outro lado, os outros quatro planetas mais afastados são formados basicamente por gases e, por isso, são chamados de planetas gasosos.
Dentre todos esses planetas, a Terra é a única a reunir condições para a formação de vida, pois possui temperaturas medianas que são capazes de manter a água no estado líquido em boa parte de sua superfície.

O Sistema Solar, apesar de ser muito grande em relação à Terra e aos seres humanos, é apenas uma minúscula parte que compõe uma galáxia chamada Via Láctea que, por sua vez, é uma porção muito pequena em relação ao universo.

Mercúrio é um planeta seco, quente e quase não tem ar. O planeta fica a milhões de quilômetros do Sol e não tem lua nem atmosfera.. Assim como a Lua, o planeta é coberto por uma camada fina de minerais. Mercúrio também tem áreas de terra amplas e planas, precipícios e muitas crateras profundas como as da Lua.

Vênus é o segundo planeta mais próximo do Sol e é quase do mesmo tamanho da Terra. A superfície do planeta é cheia de montanhas, vulcões, cânions e crateras. O planeta é coberto por nuvens de ácido sulfúrico, uma substância mortal. Vênus também é um planeta muito quente.


A Terra é o terceiro mais próximo do Sol e o maior dos quatro planetas rochosos. É uma esfera gigantesca (achatada nos polos norte e sul), formada por água (70% do planeta), rochas e solo e envolvida pela atmosfera. A atmosfera da Terra é formada principalmente por nitrogênio e um pouco de oxigênio. Entre os planetas do sistema, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água em estado líquido, tem placas tectônicas e um forte campo magnético





Marte é um planeta avermelhado, coberto por rochas e crateras (grandes buracos). O planeta se move ao redor do Sol em uma órbita elíptica (oval) e leva cerca de 687 dias para dar uma volta completa. O solo de Marte é muito frio: geralmente fica abaixo de zero grau Celsius. A atmosfera do planeta vermelho não tem oxigênio.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar e tem mais massa do que todos os outros planetas juntos. O planeta tem camadas de gás. Em volta do equador de Júpiter existem três anéis finos, formados principalmente por partículas de poeira.



Saturno é outro planeta gigante, que tem anéis brilhantes. A atmosfera gasosa de Saturno não é tão colorida quanto a de Júpiter. É o segundo maior planeta depois de Júpiter. A característica mais famosa de Saturno é o brilhante sistema de anéis, o único visível da Terra.




Urano é o planeta mais distante do Sol – só Netuno fica mais longe do Sol do que ele. O planeta é quase quatro vezes maior do que a Terra. A superfície de Urano é feita de nuvens azul-esverdeadas de gás metano. Abaixo da superfície do planeta existem camadas de água misturadas com o gás amônia. O centro do planeta é rochoso, como o da Terra. Urano leva 84 anos terrestres para fazer uma volta completa

Netuno é coberto por luzes azuis brilhantes. Como essas nuvens se parecem com a água, o planeta foi chamado em homenagem ao deus romano dos mares. Os cientistas dizem que a maior parte do planeta é formada por gases, água e minerais. Netuno é muito frio e sua atmosfera não tem oxigênio. O planeta leva 165 anos para dar a volta em torno do Sol. Netuno é quatro vezes maior do que a Terra.





Movimento de translação e rotação

O planeta Terra não permanece estático, realizando uma série de movimentos ao mesmo tempo, sendo que os mais conhecidos são o de rotação e o de translação.

Movimento de rotação
O movimento de rotação consiste no deslocamento da Terra em torno de seu próprio eixo, ou seja, ela realiza um movimento de 360°. Esse fenômeno é realizado de oeste para leste e seu tempo de duração é de 23 horas e 56 minutos.
         A rotação é responsável pela alternância de dias e noites, pois, durante esse movimento, uma parte do planeta está voltada para o Sol, recebendo raios solares (dia); enquanto a outra parte fica oposta ao Sol, não recebendo raios solares (noite).


O movimento de translação e as estações do ano
O movimento de translação, responsável pela alternância dos anos, é caracterizado pelo deslocamento da Terra em torno do Sol. Ele é finalizado em aproximadamente 365 dias e 6 horas.
         As estações do ano são definidas através do movimento de translação. Esse movimento provoca uma variação de raios solares que chegam a Terra, com isso, temos quatro estações com características distintas: outono, inverno, primavera e verão.

O Sol

O Sol é a estrela principal do sistema solar. Todos os corpos celestes desse sistema, inclusive a Terra, giram em torno do Sol.
        Ele é composto principalmente por hidrogênio e hélio, além de ferro, níquel, oxigênio, silício, carbono, nitrogênio, enxofre, etc. Sua temperatura varia, podendo atingir até 5.505 graus Celsius na superfície e 16 milhões de graus Celsius no núcleo.


Estrutura do Sol





Núcleo: registra as maiores temperaturas do Sol, sendo a única parte onde há produção de energia em grande quantidade através de reações como a fusão.

               Fotosfera: é a camada composta por estruturas bem pequenas, chamadas de grânulos. Ela tem a aparência de um líquido em ebulição (passagem do estado líquido para o gasoso).

               Cromosfera: é uma camada de gás composta principalmente por hidrogênio e hélio. Normalmente ela não é visível, pois a radiação emitida é mais fraca que a da fotosfera. É aquecida pela energia fornecida pela fotosfera.

               Coroa: é a parte externa do Sol, onde aparecem as nuvens de gás brilhante oriundas da cromosfera. Essa é a camada mais rarefeita do Sol.

O Sol é de fundamental importância para a manutenção da vida terrestre, fornecendo luz, calor, energia, além de ser responsável pela evaporação e por diversos processos biológicos em plantas e animais. No entanto, a exposição excessiva aos raios solares pode provocar vários problemas à saúde, como por exemplo, câncer de pele.


A Lua

O planeta Terra possui apenas um satélite natural, a Lua. Apesar de ser o segundo corpo mais brilhante no céu, atrás somente do Sol, a Lua não possui brilho próprio, sendo iluminada pela luz solar.
Conforme a Lua se desloca em torno da Terra durante o mês, ela apresenta quatro aspectos diferentes, que são as fases da Lua. De acordo com a luminosidade, a Lua pode ser classificada em: cheia, minguante, nova ou crescente. Cada fase da Lua tem duração de aproximadamente sete dias, influenciando nas marés e em alguns hábitos, como cortar o cabelo, pescar, entre outros.



Lua cheia: considerada por muitos como a fase mais bela, a Lua cheia se dá quando o Sol ilumina totalmente a parte da Lua voltada para a Terra.

               Lua minguante: essa fase é marcada pela perda de luminosidade, na qual observamos apenas uma face iluminada, que forma uma letra C ao contrário.

                Lua nova: é marcada por pouca luminosidade, pois sua face voltada para a Terra não está sendo iluminada pelo Sol.

                Lua crescente: considerada a fase de transição da Lua nova para a Lua cheia, a Lua crescente é caracterizada por receber luminosidade em apenas uma face (no lado oposto da minguante).

A Lua sempre foi objeto de muita curiosidade entre os seres humanos. Tanto que em 20 de julho de 1969, três astronautas dos Estados Unidos (Edwin Aldrin Jr., Neil Armstrong e Michael Collins), tripulantes da nave espacial Apolo XI, atingiram a Lua.


As estações do ano



As estações do ano são caracterizadas pela variação de radiação solar que atinge a superfície terrestre durante uma época do ano. Sendo assim, temos quatro estações diferentes: outono, inverno, primavera e verão.

        O movimento de translação (deslocamento da Terra em torno do Sol), juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de radiação solar que atinge a superfície terrestre. Portanto, durante a translação, cada época do ano apresentará uma estação diferente.
        No Brasil, os estados da Região Sul são os que apresentam as características bem definidas do outono, inverno, primavera e verão.


O outono é a estação do ano que sucede o verão e antecede o inverno. Esse período é marcado pelas mudanças bruscas de temperatura e da cor das folhas das árvores, que começam a amarelar.

         O inverno é a estação mais fria, registrando temperaturas negativas em alguns lugares do planeta. As noites são mais longas que os dias, pois a incidência de raios solares é menor.

         A primavera tem início com o fim do inverno e antecede o verão. Essa estação apresenta temperatura agradável e é caracterizada pelas belas paisagens formadas pelo reflorescimento da flora, com destaque para as orquídeas, violetas, hortênsias, etc.

Estação do ano onde os dias são mais longos que as noites, o verão apresenta temperaturas elevadas e alto índice pluviométrico (chuvas). Esse é o período mais propício para a realização de viagens, em especial para as cidades litorâneas.

Um comentário