5 Dicas de Livros para ler nas férias - Hora de Colorir - Atividades escolares

5 Dicas de Livros para ler nas férias


As férias estão chegando e nada melhor do que colocar a leitura em dia. Como é uma época para se “dar um tempo” nos problemas, a dica de leitura para as férias apresenta cinco opções com aventura, suspense e romance.



1. As minas do Rei Salomão – Henry Rider Haggard



O romance de aventura conta uma expedição de dois ingleses e um nativo africano em busca das famosas “Minas do Rei Salomão” no século XIX. Para chegar ao destino proposto, os aventureiros passam pelo deserto do Saara e tem de enfrentar muitos desafios, como a sobrevivência numa tribo sem contato com o homem branco governada por um rei tirano. A edição em português é a única tradução feita pelo escritor Eça de Queiroz.




2. O Poderoso Chefão – Mario Puzo

Os bastidores da vida de uma família mafiosa ítalo-americana em Nova York pós Segunda Guerra Mundial. Dom Corleone, protagonista do romance policial, é um anti-herói que faz de tudo para sobreviver entre os chefes das organizações criminosas de Nova York, além de ter que lidar com os dramas familiares e de seus agregados, homens e mulheres que pedem favores ao “padrinho” e um dia precisam pagar por isso. Os personagens do livro de Mario Puzo foram imortalizados no cinema pela trilogia dirigida por Francis Ford Coppola.




3 – Persuasão – Jane Austen

Anne Elliot, filha de um esnobe barão, se apaixona por Frederick Wentworth, um bom rapaz, mas sem tradição familiar. A jovem é persuadida por Lady Russel, uma dama da sociedade, a desistir de sua paixão. Oito anos depois, Frederick volta condecorado capitão do exército inglês se tornando um homem de prestígio na sociedade. Os dois amantes conseguirão esquecer o passado de rejeição e viver sua história de amor pacificamente? O romance se passa na Inglaterra rural do século XIX.
Resultado de imagem para persuasão livro


4 – O Tempo e o Vento – Érico Veríssimo

Para ler a saga das famílias Terra e Cambará você vai precisar de tempo e nada melhor do que os meses de férias para isso. A trilogia de Érico Veríssimo é formada por: O Continente, O Retrato e O Arquipélago. Além de personagens marcantes e clássicos da literatura brasileira como Ana Terra e o Capitão Rodrigo, a saga
apresenta um panorama da formação histórica do Rio Grande do Sul, traçando um perfil do gaúcho desde meados do século XVIII até o governo de Getúlio Vargas. Um clássico brasileiro que ninguém pode perder!



5 – Um Conto de Natal – Charles Dickens



E para dezembro, começo das férias, não poderia faltar o maior clássico da época: “Um Conto de Natal” do inglês Charles Dickens. O avarento Scroog não comemora o Natal e sua vida resume-se ao trabalho e a guardar dinheiro. Na noite de Natal, já idoso, o sovina recebe a visita de três espíritos que mostrarão seus natais passados, o presente e o futuro. Poderá um homem sem coração mudar de vida após as visitas peculiares? Esse é um dos livros mais adaptados na história da literatura universal e o protagonista inspirou a criação do personagem Tio Patinhas, opato mais rico do mundo dos desenhos animados.




Por Cristina Kendall

Um comentário