Estratégias de Leitura - Hora de Colorir - Atividades escolares

Estratégias de Leitura

São técnicas ou estratégias de leitura que devidamente utilizadas facilitarão a compreensão da leitura de um texto.
  PREDIÇÃO – nesta estratégia utiliza-se a inferência, ou seja, conjectura-se, imagina-se a respeito do assunto do texto.  Aqui ocorre a preparação mental para a absorção do conteúdo.

  SKIMMING – estratégia que supõe uma leitura rápida e superficial com a finalidade de captar a idéia geral  do  texto.    Sua  finalidade  está  relacionada  com  a  identificação  dos  pontos  principais  que facilitarão sua compreensão.  Neste ponto devemos atentar para: títulos, subtítulos, legendas, layout  do  texto,  ilustrações,  palavras  transparentes  ou  cognatas  (palavras  muito  parecidas  com  a  língua materna),  etc.    Lançar  mão  da  inferência  (tentar  “chutar”seu  significado)  é  muito  importante.    A informação   não-verbal   (ilustrações,   mapas,   números,   sinais   de   pontuação,   diagramas,   dicas tipográficas, tabelas, etc) é um elemento facilitador da compreensão.

  SCANNING – estratégia utilizada para obtenção de uma informação específica dentro de um texto. 
Exemplo: procurar o telefone de uma pessoa no catálogo telefônico.  Você leria o catálogo todo ou utilizaria alguma técnica conhecida? Começaria pelo sobrenome.

  LEITURA DETALHADA – neste estágio, faz-uso de todas as técnicas de leitura.  Trata-se aqui de uma  compreensão  detalhada.    É  utilizada  para  obter-se  todas  as  informações  que  um  texto  possa oferecer. Poucas vezes este processo será utilizado.

  IDENTIFICAÇÃO  DE  PALAVRAS  TRANSPARENTES  OU  COGNATAS  –  esta  técnica  tem  como objetivo  mostrar que mesmo  em  idiomas  diferentes  existem  palavras  comuns  ao  idioma  nativo,  que vem facilitar a leitura.

  VOCABULÁRIO  E  USO  DO  CONTEXTO  –  técnica  de  leitura  onde  se  institui  a  utilização  do dicionário.    Sua  utilização  só  é  feita  como  último  recurso.    Primeiro  identifica-se  as  palavras transparentes ou cognatas, ou tenta-se inferir o significado da palavra dentro de um contexto.  O leitor é levado a usar o dicionário de maneira inteligente atentando, por exemplo, para a classe gramatical das  palavras. OBS. A identificação dos afixos (prefixos e sufixos) é mais um processo que deverá ser incentivado para a descoberta do significado das palavras. 

  ORGANIZAÇÃO DE UM TEXTO – esta técnica de leitura leva o leitor a observar que todo texto tem uma sequência lógica: princípio, meio e fim.  Para tal deve-se observar as dicas topográficas, layout, ou seja, toda a linguagem não verbal.

  PONTOS GRAMATICAIS – exploração dos aspectos gramaticais focalizados dentro de um texto.  A análise  gramatical  não é  dada  nos  moldes tradicionais,  mas  sim  à  medida  que    aparece  no texto  e desde que sua identificação possa facilitar o processo de compreensão.

  AVALIAÇÃO CRÍTICA – neste estágio de leitura, após a compreensão geral do texto, o leitor faz sua avaliação  crítica,  ou  seja,  opina  sobre  o  assunto  em  questão  e  discute-se  sua  validade  e/ou aplicabilidade.    Neste  momento,  tem  importância  a  estrutura  do  texto  em  questão.    Podem  ser  os textos:  INFORMATIVOS  (os  que  relatam  fatos,  transmitem  informações),  APELATIVOS  (os  que tentam  convencer  o  leitor,  exemplo:  a  propaganda)  ou  EMOTIVOS  (os  que  objetivam  expressar emoções,  crenças  ou  valores).    A  leitura  crítica  tanta  decodificar  o  objetivo  do  autor.    Por  que  ao  lermos certos textos somos capazes de entendê-los com facilidade, enquanto que ao lermos outros, nossa  compreensão  é  apenas  parcial  e,  ainda,  em  outros  casos,  os  texto  se  afiguram  como incompreensíveis? Seria a compreensão, ou a falta de compreensão, inerente às informações contidas nos textos?  Ou seria isto relacionado unicamente à habilidade, ou à falta de habilidade dos leitores?



1-      Aplique as técnicas de leitura no texto abaixo:
WORKAHOLIC
 A workaholic is a person who is addicted to work.
The term generally implies that the person enjoys their work; it can also imply that they simply feel compelled to do it. There is no generally accepted medical definition of such a condition, although some forms of stress, obsessive-compulsive personality disorder and obsessive-compulsive disorder can be work-related.
Although the term workaholic usually has a negative connotation, it is sometimes used by people wishing to express their devotion to one's career in positive terms. The "work" in question is usually associated with a paying job, but it may also refer to independent pursuits such as sports, music and art. A workaholic in the negative sense is popularly characterized by a neglect of family and other social relations.
Experts say the incessant work-related activity masks anxiety, low self-esteem, and intimacy problems. And as with addictions to alcohol, drugs or gambling, workaholics' denial and destructive behavior will persist despite feedback from loved ones or danger signs such as deteriorating relationships. Poor health is another warning sign. Because there's less of a social stigma attached to workaholism than to other addictions, health symptoms can easily go undiagnosed or unrecognized, say researchers


Vocabulary
Compelled – obrigado, obrigação.
Pursuits – atividades
Neglect – negligente
Glambling – jogo
Denial – negação
Despite – apesar de


PREDIÇÃO ______________________________________________________________________

SKIMMING ______________________________________________________________________

SCANNING _____________________________________________________________________

LEITURA DETALHADA __________________________________________________________

IDENTIFICAÇÃO  DE  PALAVRAS  TRANSPARENTES  OU  COGNATAS  ________________

Nenhum comentário