Estratégias de Leitura
São técnicas ou estratégias de leitura que
devidamente utilizadas facilitarão a compreensão da leitura de um texto.
♦ SCANNING – estratégia utilizada para obtenção de uma informação específica dentro de um texto.
♦ LEITURA DETALHADA – neste estágio, faz-uso de todas as técnicas de leitura. Trata-se aqui de uma compreensão detalhada. É utilizada para obter-se todas as informações que um texto possa oferecer. Poucas vezes este processo será utilizado.
♦ IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS TRANSPARENTES OU COGNATAS – esta técnica tem como objetivo mostrar que mesmo em idiomas diferentes existem palavras comuns ao idioma nativo, que vem facilitar a leitura.
♦ VOCABULÁRIO E USO DO CONTEXTO – técnica de leitura onde se institui a utilização do dicionário. Sua utilização só é feita como último recurso. Primeiro identifica-se as palavras transparentes ou cognatas, ou tenta-se inferir o significado da palavra dentro de um contexto. O leitor é levado a usar o dicionário de maneira inteligente atentando, por exemplo, para a classe gramatical das palavras. OBS. A identificação dos afixos (prefixos e sufixos) é mais um processo que deverá ser incentivado para a descoberta do significado das palavras.
♦ ORGANIZAÇÃO DE UM TEXTO – esta técnica de leitura leva o leitor a observar que todo texto tem uma sequência lógica: princípio, meio e fim. Para tal deve-se observar as dicas topográficas, layout, ou seja, toda a linguagem não verbal.
♦ PONTOS GRAMATICAIS – exploração dos aspectos gramaticais focalizados dentro de um texto. A análise gramatical não é dada nos moldes tradicionais, mas sim à medida que aparece no texto e desde que sua identificação possa facilitar o processo de compreensão.
♦ AVALIAÇÃO CRÍTICA – neste estágio de leitura, após a compreensão geral do texto, o leitor faz sua avaliação crítica, ou seja, opina sobre o assunto em questão e discute-se sua validade e/ou aplicabilidade. Neste momento, tem importância a estrutura do texto em questão. Podem ser os textos: INFORMATIVOS (os que relatam fatos, transmitem informações), APELATIVOS (os que tentam convencer o leitor, exemplo: a propaganda) ou EMOTIVOS (os que objetivam expressar emoções, crenças ou valores). A leitura crítica tanta decodificar o objetivo do autor. Por que ao lermos certos textos somos capazes de entendê-los com facilidade, enquanto que ao lermos outros, nossa compreensão é apenas parcial e, ainda, em outros casos, os texto se afiguram como incompreensíveis? Seria a compreensão, ou a falta de compreensão, inerente às informações contidas nos textos? Ou seria isto relacionado unicamente à habilidade, ou à falta de habilidade dos leitores?
The term generally implies that the person enjoys their work; it can also imply that they simply feel compelled to do it. There is no generally accepted medical definition of such a condition, although some forms of stress, obsessive-compulsive personality disorder and obsessive-compulsive disorder can be work-related.
Although the term workaholic usually has a negative connotation, it is sometimes used by people wishing to express their devotion to one's career in positive terms. The "work" in question is usually associated with a paying job, but it may also refer to independent pursuits such as sports, music and art. A workaholic in the negative sense is popularly characterized by a neglect of family and other social relations.
Experts say the incessant work-related activity masks anxiety, low self-esteem, and intimacy problems. And as with addictions to alcohol, drugs or gambling, workaholics' denial and destructive behavior will persist despite feedback from loved ones or danger signs such as deteriorating relationships. Poor health is another warning sign. Because there's less of a social stigma attached to workaholism than to other addictions, health symptoms can easily go undiagnosed or unrecognized, say researchers
♦ SKIMMING ______________________________________________________________________
♦ SCANNING _____________________________________________________________________
♦ LEITURA DETALHADA __________________________________________________________
♦ IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS TRANSPARENTES OU COGNATAS ________________
♦
PREDIÇÃO – nesta estratégia utiliza-se a inferência, ou seja, conjectura-se,
imagina-se a respeito do assunto do texto.
Aqui ocorre a preparação mental para a absorção do conteúdo.
♦
SKIMMING – estratégia que supõe uma leitura rápida e superficial com a
finalidade de captar a idéia geral
do texto. Sua
finalidade está relacionada
com a identificação
dos pontos principais
que facilitarão sua compreensão.
Neste ponto devemos atentar para: títulos, subtítulos, legendas,
layout do texto,
ilustrações, palavras transparentes
ou cognatas (palavras
muito parecidas com
a língua materna), etc.
Lançar mão da
inferência (tentar “chutar”seu
significado) é muito
importante. A informação não-verbal
(ilustrações, mapas, números,
sinais de pontuação,
diagramas, dicas tipográficas,
tabelas, etc) é um elemento facilitador da compreensão.
♦ SCANNING – estratégia utilizada para obtenção de uma informação específica dentro de um texto.
Exemplo: procurar o telefone de
uma pessoa no catálogo telefônico. Você
leria o catálogo todo ou utilizaria alguma técnica conhecida? Começaria pelo
sobrenome.
♦ LEITURA DETALHADA – neste estágio, faz-uso de todas as técnicas de leitura. Trata-se aqui de uma compreensão detalhada. É utilizada para obter-se todas as informações que um texto possa oferecer. Poucas vezes este processo será utilizado.
♦ IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS TRANSPARENTES OU COGNATAS – esta técnica tem como objetivo mostrar que mesmo em idiomas diferentes existem palavras comuns ao idioma nativo, que vem facilitar a leitura.
♦ VOCABULÁRIO E USO DO CONTEXTO – técnica de leitura onde se institui a utilização do dicionário. Sua utilização só é feita como último recurso. Primeiro identifica-se as palavras transparentes ou cognatas, ou tenta-se inferir o significado da palavra dentro de um contexto. O leitor é levado a usar o dicionário de maneira inteligente atentando, por exemplo, para a classe gramatical das palavras. OBS. A identificação dos afixos (prefixos e sufixos) é mais um processo que deverá ser incentivado para a descoberta do significado das palavras.
♦ ORGANIZAÇÃO DE UM TEXTO – esta técnica de leitura leva o leitor a observar que todo texto tem uma sequência lógica: princípio, meio e fim. Para tal deve-se observar as dicas topográficas, layout, ou seja, toda a linguagem não verbal.
♦ PONTOS GRAMATICAIS – exploração dos aspectos gramaticais focalizados dentro de um texto. A análise gramatical não é dada nos moldes tradicionais, mas sim à medida que aparece no texto e desde que sua identificação possa facilitar o processo de compreensão.
♦ AVALIAÇÃO CRÍTICA – neste estágio de leitura, após a compreensão geral do texto, o leitor faz sua avaliação crítica, ou seja, opina sobre o assunto em questão e discute-se sua validade e/ou aplicabilidade. Neste momento, tem importância a estrutura do texto em questão. Podem ser os textos: INFORMATIVOS (os que relatam fatos, transmitem informações), APELATIVOS (os que tentam convencer o leitor, exemplo: a propaganda) ou EMOTIVOS (os que objetivam expressar emoções, crenças ou valores). A leitura crítica tanta decodificar o objetivo do autor. Por que ao lermos certos textos somos capazes de entendê-los com facilidade, enquanto que ao lermos outros, nossa compreensão é apenas parcial e, ainda, em outros casos, os texto se afiguram como incompreensíveis? Seria a compreensão, ou a falta de compreensão, inerente às informações contidas nos textos? Ou seria isto relacionado unicamente à habilidade, ou à falta de habilidade dos leitores?
1-
Aplique as técnicas de leitura no texto abaixo:
WORKAHOLIC
A workaholic is a person
who is addicted
to work.The term generally implies that the person enjoys their work; it can also imply that they simply feel compelled to do it. There is no generally accepted medical definition of such a condition, although some forms of stress, obsessive-compulsive personality disorder and obsessive-compulsive disorder can be work-related.
Although the term workaholic usually has a negative connotation, it is sometimes used by people wishing to express their devotion to one's career in positive terms. The "work" in question is usually associated with a paying job, but it may also refer to independent pursuits such as sports, music and art. A workaholic in the negative sense is popularly characterized by a neglect of family and other social relations.
Experts say the incessant work-related activity masks anxiety, low self-esteem, and intimacy problems. And as with addictions to alcohol, drugs or gambling, workaholics' denial and destructive behavior will persist despite feedback from loved ones or danger signs such as deteriorating relationships. Poor health is another warning sign. Because there's less of a social stigma attached to workaholism than to other addictions, health symptoms can easily go undiagnosed or unrecognized, say researchers
Vocabulary
Compelled
– obrigado, obrigação.
Pursuits
– atividades
Neglect
– negligente
Glambling
– jogo
Denial
– negação
Despite
– apesar de
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PREDIÇÃO
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♦ SKIMMING ______________________________________________________________________
♦ SCANNING _____________________________________________________________________
♦ LEITURA DETALHADA __________________________________________________________
♦ IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS TRANSPARENTES OU COGNATAS ________________
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