Organizando as notas de um ano todo em apenas 1 arquivo - Hora de Colorir - Atividades escolares

Organizando as notas de um ano todo em apenas 1 arquivo



 Se você trabalha em uma escola de grande porte, relativamente bem estruturada e que investe em tecnologia você deve estar acostumado com os "Sistemas Acadêmicos". 

  É claro estes sistemas são muito bons, utilizam muitos recursos legais. Entretanto, não são todos os lugares que tem este recurso e daí é claro que sobra pra você professor o trabalho. Ninguém melhor que você sabe como isso é feito... alguns usam aqueles cadernos que usam uma folha por turma e ainda temos aqueles famosos livro de chamada para preencher.


Realizar o controle das notas é simples, mas quando você trabalha com muitas turmas se você não for metódico com seu trabalho tudo fica mais difícil. Então você está no Facebook e aquele aluno abre o chat e pergunta "E aí professor, corrigiu minha prova?". Sei que muitos já passaram por isso, então o nosso blog irá ajudar você.

1 - Encarando o vilão de frente

Você tem que perder o medo dele, pois ele apesar de parecer algo feito para pessoas que "se dão bem com o computador" ele não é tão ruim assim. O Excel vai fazer com que esse seu trabalho chato de ficar somando e extraindo a média do aluno, passando corretivo e borrando o caderno todo quando você erra algo desaparecer.

2- Mas porque eu não posso fazer Word?

Esse trabalho não pode ser feito no Word, pois o Word é apenas um editor de texto. Ele não possui as ferramentas que você precisa pra fazer contas.

3- Tá bom... tá bom... Como eu faço então?

Bom primeira coisa que você vai ter que fazer é realizar o download do arquivo do Excel no link aqui em baixo:


Você como uma boa professora deve ter uma pasta aí no seu computador que você usa pra guardar seus arquivos da escola. A nossa planilha ela faz a gestão de Turmas, então você vai precisar dar um nome mais ou menos assim pra ela:

Coloque um bom nome nos seus arquivos

Você identificando bem a escola, turma e período fica muito difícil você não encontrar a turma certa.

4- Inserindo os dados da sua turma

O arquivo está separado em 5 planilhas como na figura

Ali na parte de baixo você tem: Relatório final, 1º bimestre, 2º bimestre, 3º bimestre e 4º bimestre. Na primeira planilha chamada "Relatório Final" você vai poder digitar o nome dos seus alunos, isto vai permitir que nas planilhas dos bimestres os nomes sejam preenchidos automaticamente. O mais legal é que a média final é feito automaticamente, ou seja você não precisa alterar.

Adicione neste relatório o nome dos seus alunos

Depois disso, você pode ir na parte dos bimestres e começar definir o valor das provas e trabalhos e começar a colocar as notas dos alunos. Olha só um exemplo que eu fiz pra você:

Exemplo de preenchimento das notas de um bimestre

Perceba que você só vai precisar inserir a nota final dos trabalhos, prova e recuperação. Já a média e a média bimestral são calculados automaticamente. 

Ah uma outra vantagem muito legal é que a nota da recuperação substitui uma das provas com o valor menor, tudo isso automaticamente.

5 - Observações importantes

Esta planilha foi feita pra você que não conhece muito de Excel. É claro que existem muitas coisas que é possível fazer a mais com o próprio Excel e com outros programas, mas esta planilha ia se tornar muito complicada e inútil pra você.

Outra dica importante é não excluir nenhuma fórmula, pois elas são as continhas que o programa faz pra calcular a média final entre outras coisas. Se você não conhece esse recurso pode deixar aqui no comentário suas dúvidas que eu vou responder com muito prazer.


E daí?
Gostou das dicas?
Então não esqueça de compartilhar com seus amigos e curtir nossa página no Facebook





4 comentários

  1. Boa tarde, não consegui baixar. Teria com enviar para o meu email. gracielle_vega@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi regina!!!

      Atualizamos o link pra ficar mais facil de acessar. Mas você pode usar esse link aqui também:

      https://drive.google.com/open?id=0BzI_TK7Fh7ehM25QeEoxT0hpZUk

      Espero que te ajude!

      Qualquer dúvida mande um e-mail para horadecolorir@hotmail.com

      Excluir